Blog do Miguel Faccio

◄◄◄ Dúvidas quanto a navegação do site, clique em "NAVEGAÇÃO".►►► Este Blog tem a finalidade de levar a você o resultado de uma vida de estudo, de dedicação e de aprofundamento dos conhecimentos revelados pela Fonte Suprema. Dou ênfase aos RAIOS DIVINOS OU CHAMAS que é uma das últimas revelações à humanidade, deixando de ser do domínio secreto.

EBH010 – Como minimizar as dores e sofrimentos (parte 2)

Como Minimizar as dores e sofrimentos

 Como esclarecimento, e compreensão do que vimos dizendo, apresentamos a composição do nosso AGREGADO HUMANO, ou seja, o que somos, de que partes distintas se compõem este ser que se chama homem. Para Paulo de Tarso o homem é um complexo integrado por três partes distintas – corpo, alma e espírito. Distinguia “alma” de “espírito”, dando a ela a nítida função de mediador plástico, isto é função de ligar o corpo ao espírito. “O Deus da paz vos conceda santidade perfeita e que vosso espírito, vossa alma e vosso corpo sejam guardados de modo irrepreensível para o dia da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo”. (1a Tessalonicenses 5.23). As pessoas a quem foi dirigido esse ensinamento, eram muito simples, de pouca cultura, não dedicados às letras e às ciências, portanto incapazes de compreender dissertações mais aprofundadas sobre assuntos que requerem uma boa base de conhecimentos tanto nas ciências físicas como nas ciências que se relacionam com o espírito.

Kardec, espírito iluminado, de grandíssimo conhecimento tanto nas letras como nas ciências, apresenta como corpo, perispírito e espírito. Como codificador de um novo conhecimento, não podia desviar sua atenção com assuntos e pesquisas que pudessem ser desenvolvidas posteriormente pelos seus seguidores. Afinal ele calca o novo conhecimento sobre o tripé filosofia, ciência e religião, por isso deveria ater-se exclusivamente a itens que seriam indispensáveis para a estruturação completa desse novo conhecimento.

Não importa a forma e as palavras como é apresentado o nosso agregado humano, o importante é conseguirmos entender o que realmente somos e o que realmente representamos. Assim como na botânica alguém poderia dividi-la em “gramíneas, arbustos e árvores”, outro de acordo com o tipo de folhas “lanceoladas, cordiformes, filiformes, reniformes, sagitadas, etc.” ou de outra forma qualquer e não estaria fugindo a realidade, porque dentro de seu modo de ver estaria sendo correto. Assim também com relação ao que somos ou do que somos compostos, não importa a divisão que fazemos ou as palavras usadas, o que importa é o pleno entendimento do que somos.

Na composição setenária, assim chamada porque divide nosso agregado em sete partes, demonstra-se que o espírito pode ser dissecado em cinco corpos distintos. A composição setenária não vem invalidar a composição ternária, pelo contrário, acrescenta conhecimentos que completam e dá melhores condições de entendimento, mesmo para os que possuem poucos conhecimentos sobre o assunto.

De acordo com ensinamentos de filosofias remotíssimas, com origem na Vedanta, e conservadas através dos tempos pelo ensino eletivo aos iniciados, bem como pelo conhecimento transmitido por outros filósofos conhecidos pela humanidade atual. O profundo conhecimento que possuíam e conseguiram transmitir aos seus seguidores. Ainda hoje causam espanto a muitos a amplitude de seus conhecimentos. Esta composição já é totalmente aceita por todo aquele que dela toma conhecimento, e atem-se ao estudo desprovido de preconceitos, como racionalmente aceitável.

A seguir sucintamente delinearemos cada parte deste agregado, o suficiente para um entendimento superficial. Sempre lembrando que não são partes estanques e sim um só conjunto que se completam mutuamente.

Deixe uma resposta